domingo, 22 de abril de 2012

ACRÓSTICOS

Acróstico é um gênero de composição, geralmente em verso, que consiste em formar uma palavra na vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso, gerando um nome próprio ou uma sequência significativa.

Os acrósticos já existiam na antiguidade com escritores gregos e latinos e na Idade Média com os monges. Originou-se da palavra grega Ákros (extremo) e stikhon (linha ou verso), onde o prefixo indica extremidade. Mas as letras podem também aparecer no meio do verso.

São simples, com frases, nomes ou palavras que não tenha ligação entre si, ou são poemas completos. Podem ser encarados como atividade lúdica, tornando-se um jogo muito interessante. Assim, uma das funções é ressaltar as qualidades ou defeitos de alguém, ou então, o gosto pelo segredo.

Deve-se dar evidência às letras, em cada verso, pois se assim não for feito, nem sempre se percebe a quem são dedicados e, assim, serão secretos, mas podem não serem vistos como acrósticos pelos leitores.

Ainda são encontrados na Bília, principalmente nos Salmos e até para revelar a autoria de algum poema, que não foi assinado propositalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário